Pesquisar este blog

26 de agosto de 2012

UMA VISÃO BÁSICA PARA A GESTÃO DOS ESTOQUES


Estoque

Estoques são acumulações de produtos em suas diferentes formas, na cadeia Logística e Produção. É uma necessidade para manter algum nível de serviço, ou seja, a forma de manter o produto disponível quando solicitado.

Segundo Ballou (2006), um objetivo primário do gerenciamento de estoque é garantir que o produto esteja disponível no tempo e nas quantidades necessárias. Porém numa visão mais ampla, ter o produto disponível no momento e nas condições desejada pelo cliente, depende de uma serie de fatores, onde o estoque pode ser por muitas vezes a válvula de escape de um processo, ou seja, são essas acumulações de materiais que equilibram o sistema, nas diversas situações do cotidiano.

Portanto é de extrema necessidade criar métodos de avaliar, e ter uma constante manutenção dos estoques, para extinguir qualquer prejuízo quanto à perda ou acumulo desnecessário de produto e também criar um possível modo de economizar, com a aquisição dos mesmos junto aos fornecedores.

Entende-se também que estoque por menor que seja sempre vai haver em todos os processos, pois a partir de uma distancia física existentes, em dois ou mais processos e entendendo que não será possível transportar de um ponto “A” para um ponto “B”, na frequência que a demanda necessita, forma se os estoques. Conforme afirma Nigro e Gomes (2006), “A manutenção do estoque, seja em pequenas ou grandes quantidades, é uma garantia para que sejam atingidas as metas e objetivos de qualquer organização”.

A forma e processo de estocagem variam conforme as características físicas do produto, a diferença mais clara está na forma de estocar produto á granel com a forma de estocar produtos de carga geral.

Tipos de Estoque

Existem também os tipos de estoques tais como, Estoque em canal, Estoques de especulação, Estoque de Segurança, Estoque obsoleto e Estoque de natureza cíclica ou regular: Estoque em canal são estoques em trânsito, que ligam pontos de suprimentos. Estoque de especulação são estoques mantidos para fins de especulação na variação de valores, maior parte são matérias primas como cobre, ouro e prata. Estoque de Segurança, é uma quantidade á mais do que o normal que irá ser utilizado, em uma necessidade inesperada, como por exemplo variação na demanda, fornecedor que atrasa o pedido, etc. Estoque obsoleto, morto ou evaporado, é a parte que se deteriora ou se perde. Por fim estoque de natureza cíclica ou regular.

Esses são os estoques necessários para suprir a demanda média durante o tempo transcorrido entre sucessivos reabastecimentos. O montante do estoque cíclico é altamente dependente dos tamanhos de lotes de produção embarques de quantidades econômicas, limitações nos espaços de armazenamento, prazos de reposição, esquemas referentes e descontos em preços por quantidades, e custo de movimentação. (Ballou, 2006, p.274).

Entende-se então que os estoques estão presentes em todas as fases da cadeia Logística, e todos possuem suas funções necessárias para que ao fim o produto esteja disponível para o cliente, no momento de seu desejo.

Filosofias de Gerenciamento

Em primeiro lugar a filosofia de puxar, é o modelo de gerenciamento, em que existe a necessidade de um controle preciso nas quantidades de estoque, e na variação da demanda, ou seja, os lotes de reposição serão de acordo com a necessidade da demanda. De acordo com Ballou (2006), esta abordagem exerce um controle preciso sobre os níveis de estoque.

Em seguida observamos o método de empurrar, onde a produção e estocagem dos produtos são feitos em lotes econômicos, ou seja, uma massificação da estocagem para obter uma maior economia na compra. Como lembra Ballou (2006), esse método é utilizado normalmente onde as economias são maiores do que as conseguidas no método de puxar.

Também se pode usar o método de estoque centralizado, que é um controle ainda maior dos níveis de estoques, por isso ele é centralizado em um único lugar, para uma melhor verificação.

Ferramentas para Gerir o Estoque

Com dados fornecidos pelos indicadores de desempenho de estoques tais como giro de estoque, cobertura de estoque, OTIF e também dados das previsões de estoques, media móvel simples e media móvel ponderada, possibilitam adotar as técnicas mais adequadas para gerenciar o estoque.

Giro de estoque, indicador que mede o investimento nas reposições pela recuperação em vendas, “número de vezes em que o capital investido em estoque é recuperado através das vendas” (Rosa, Coral e Flamengo, 2008, p.80), e normalmente utiliza uma base anual. Cobertura de estoque é o indicador do período onde não há reposição do estoque e esse estoque consegue suprir a demanda de vendas futuras. OTIF é a indicação do nível de serviço, onde os processos foram concluídos no tempo e nas condições desejadas pelo cliente.

Conclusão

Conclui-se que estoque é uma parte fundamental na cadeia logística, pois além de estar presente em quase todos os processos dos produtos de uma forma global, sua gestão está diretamente voltada nas diversas características de cada produto, pois essas que vão definir a forma mais adequada de gerenciar o estoque. E que o estoque pode ser manipulado de uma forma a se tornar uma vantagem competitiva no mercado, por isso planejar, executar, medir e ajustar, são fatores essenciais para uma gestão de estoque eficiente e eficaz.

Bibliografia

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos / logística empresarial. 5. Ed. Porto alegre: bookman, 2006.
BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: saraiva, 2005-2006, c2003
ROSA, jocimar p.; CORAL, Marcio l. S.; FLAMENGO luiz c. B.; gestão de varejo: estratégia de negocio e gestão de estoques, 2008. Disponível em <http://www.fcv.edu.br/fcvempresarial/2008/fcv-2008-10.pdf>. Acesso em 28 de abril de 2012.
GUARNIERI, Patrícia; nível de formalização na logística de suprimentos da indústria automotiva. Análise do caso das montadoras. Disponível em <http://www.pg.utfpr.edu.br/dirppg/ppgep/dissertacoes/arquivos/42/dissertacao.pdf>. Acesso em 28 de abril de 2012
REBOUÇAS, fernando ; gestão de estoque. Administração. Disponível em <http://www.infoescola.com/administracao_/gestao-de-estoque/>. Acesso em 29 de abril de 2012.
NIGRO, Idamar Sidnei Cobianchi; GOMES, Waldemir Teixeira; A gestão de estoques no setor de serviços: o estudo em uma empresa de venda a varejo. Gestão de estoques, Bauru. Disponível em . Acesso em 22 de Maio de 2012

Por Paulo Henrique Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário