Pesquisar este blog

9 de agosto de 2012

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA A LOGÍSTICA ENXUTA SEIS SIGMA?


Poucas empresas, ao longo destes anos, evoluíram rapidamente na melhoria contínua de seus processos e sistemas de gestão, a ponto de apresentar, atualmente, poucas oportunidades para a redução de custos, melhor nível de serviço e maior visibilidade para a tomada de decisão. A grande maioria, porém, ainda tem um enorme caminho a percorrer, com infinitas possibilidades para avanços em diversas frentes. Para essas empresas a logística enxuta seis sigma poderá ser, com certeza, uma das melhores alternativas e um eficaz atalho para o sucesso!

Mas, afinal, o que é logística enxuta seis sigma?

Seis Sigma é uma metodologia de gestão voltada para o entendimento e eliminação dos efeitos negativos da variação nos processos, uma das maiores “dores de cabeça” dos Gerentes de Logística. Apoiada em profissionais altamente capacitados (black belts), o Seis Sigma utiliza um modelo de solução de problemas baseada na “voz do Cliente” e em ferramentas estatísticas de controle do processo. A metodologia Seis Sigma utiliza uma ferramenta ou abordagem conhecida por DMAIC – Define – Measure – Analyze – Improve – Control (DMAMC em português - Defina – Meça – Analise – Melhore – Controle) para reduzir a variação nos processos, visando atingir uma referência de 3,4 defeitos ou falhas por milhão de oportunidades. Isso parece distante? Você verá que não!

A filosofia LEAN (ou Enxuta) nasceu no Sistema de Produção Toyota e tem como foco principal a eliminação de desperdícios e o aumento da velocidade e fluxo. Nessa lista de desperdícios, o excesso de estoques está no topo, de acordo com a teoria LEAN. Mas também temos desperdícios na má utilização da capacidade de um caminhão, nas horas paradas das empilhadeiras, no mal aproveitamento do espaço cúbico nos Centros de Distribuição, etc.

Podemos então definir a Logística Enxuta Seis Sigma como “a eliminação de desperdícios através de esforços disciplinados no entendimento e redução da variação, enquanto aumentamos a velocidade e fluxo na cadeia de materiais”.

Embora Seis Sigma e LEAN sejam iniciativas distintas, uma complementa perfeitamente a outra, e ambas, constituem uma poderosa ferramenta para o profissional da área de logística. Imagine que você pode reduzir seus custos operacionais em até 30%, obtendo ainda um nível de serviço melhor?

É importante ter em mente que para que o LEAN SIX SIGMA se transforme em um importante aliado do profissional de logística é preciso que as decisões sejam tomadas baseando-se no conceito de “custo logístico total”, e que exista disposição e coragem para reduzir os desperdícios nas várias formas existentes e que envolvem materiais, equipamentos, tempo e conhecimento.

Na construção de um ambiente de logística Enxuta Seis Sigma, em muitos casos será necessário romper paradigmas relacionados a normas organizacionais, tradições e métodos contábeis. Apenas nunca deixe de lado a questão da segurança.

A tarefa é árdua, mas acredite, você poderá reduzir seus custos logísticos a cifras nunca antes imagináveis.

Por Marco Antonio Oliveira Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário