Tem se observado no mundo corporativo uma tendência à utilização
da metodologia de Strategic Sourcing nas áreas de compras, seja utilizando
consultorias especializadas ou profissionalizando seus compradores. Mesmo
assim, segundo pesquisa realizada pelo Instituto ILOS (Panorama Estratégia de
Compras e Suprimentos – Implementação nas empresas brasileiras e uso de
Strategic Sourcing – 2010), esta tendência ainda é tímida se comparada às
empresas no exterior. Segundo este estudo, metade das organizações brasileiras
pesquisadas ainda não utiliza a metodologia, contra 72% das empresas do bloco
europeu (maioria na pesquisa) que já a aplicam e 8% que estão em fase inicial
de utilização.
Outra forte tendência de
mercado é a utilização da tecnologia na estruturação dos processos de Sourcing,
o eSourcing. Esta ferramenta é utilizada para aperfeiçoar o processo apoiando
nas negociações, RFX´s e leilão reverso, trazendo transparência, melhorando a
eficiência e possibilitando a transferência de conhecimento com uma ferramenta
que poderá ser, por exemplo, utilizada continuamente pelos clientes após a
entrega dos projetos pelas consultorias. Empresas que não utilizam ferramentas
tecnológicas necessitam urgentemente rever seus processos para considerá-la em
sua estratégia de negociação.
De fato, a competição em
nossa economia tem comprovado que a utilização do Strategic Sourcing traz
enormes benefícios nos processos e transparência à área de compras no que tange
a negociação. No panorama econômico atual onde as empresas devem fazer mais por
menos, esta metodologia, que proporciona corte direto nos gastos com compras,
pode recompensá-las com redução de custos imediata. A pesquisa da 1ILOS
comparava tal situação onde 74% das empresas pesquisadas informaram que a
principal razão para sua utilização é a pressão para redução de custos, seguida
da necessidade de desenvolver estratégia de gestão por categoria com 62%.
O Strategic Sourcing,
utilizado pelas grandes empresas visando à melhoria contínua dos processos com
redução de custos e aumento do desempenho da área de compras, se caracteriza
pela estruturação em etapas e aplicação do conhecimento em gestão de projetos.
A estrutura em etapas permite conduzir um processo que, além de identificar o
fluxo detalhado da aquisição do produto ou serviço, também estuda o mercado
fornecedor, suas forças e tendências, levanta o custo total, pesquisa modelos
de fornecimentos, ajuda as organizações a aperfeiçoar sua base de fornecimento,
realiza cotações, negocia e finalmente implementa os processos e contratos,
assegurando o monitoramento e gerenciamento do seu desempenho.
As vantagens para as
empresas que utilizarão desse modelo são várias sendo umas delas o tempo ganho com
a utilização de contratos em longo prazo, pois assim, os compradores podem
dedicar mais tempo à estratégia e menos em atividades operacionais rotineiras.
A padronização dos processos e a visualização dos gastos das categorias ajudam
as empresas a enxergar seus gastos e a priorizar as categorias que serão
trabalhadas no Sourcing.
No entanto, para que a
experiência seja bem sucedida, é preciso que alguns cuidados sejam tomados. É
necessário que a diretoria esteja envolvida e que as diretrizes sejam alinhadas
e bem claras, para que com isso todas as áreas da empresa estejam totalmente
envolvidas e comprometidas e assim o melhor resultado possa ser alcançado.
Uma vez que o projeto seja
planejado e cuidadosamente implementado, os resultados são bastante promissores
resultando em soluções inovadoras de compra que irão gerar eficiência nos
processos e resultados mensuráveis.
Por Marcia Oribe
Nenhum comentário:
Postar um comentário