De acordo com os especialistas, a falta de
comunicação com os fornecedores é um dos principais erros cometidos por
empresários.
Seja na indústria ou no comércio, o bom relacionamento com os
clientes e fornecedores é essencial para o sucesso do negócio. No caso das pequenas empresas,
é natural que o empreendedor compre de empresas com base no menor
preço do mercado. Reinaldo Messias, consultor do SEBRAE-SP, alerta que o custo
baixo nem sempre é sinônimo de um produto ou serviço de qualidade.
Para o especialista em franquias e varejo
e fundador da Praxis Education, Adir Ribeiro, um dos principais deslizes que um
empresário comete com o seus fornecedores é não ter um alinhamento
institucional entre as empresas. “Outro erro é essa relação comercial ficar
focada somente nos aspectos comerciais de preços e prazos”, completa. Com a
ajuda de Messias, Ribeiro e Carlos Cruz, diretor do IBVendas, EXAME.com listou
as principais recomendações para empresários.
1.
Tenha os processos da
empresa alinhados
Com as planilhas do seu negócio em ordem fica muito mais fácil
para o empresário se organizar e listar as demandas. Para que os seus clientes
não sofram com a ruptura de estoques, estabeleça uma boa relação com o
vendedor. “Os grandes desafios do empresário hoje são vender e comprar bem”,
afirma Cruz.
O importante é estabelecer uma relação duradoura com os
fornecedores, para garantir produtos o ano todo. “Uma vez definidas as bases da
negociação, os próximos reabastecimentos entram em linha contínua de produção,
garantindo as condições negociadas e muitas vezes, relevantes para ambos os
lados”, explica Ribeiro.
2.
Atente-se à logística do
fornecedor
As condições de entrega, prazos, armazenamento e possíveis atrasos
devido a problemas logísticos (temperatura, chuvas, estradas com problemas de
locomoção, entre outros) são alguns exemplos de aspectos que ser levados em consideração. A
par dessas informações, o empresário pode se planejar e evitar surpresas na
hora de organizar o estoque. Estoque parado também é perda de
dinheiro, por isso vale lembrar que não sobrar produto é tão importante quanto
não faltar.
3.
Evite as armadilhas dos
preços baixos
É comum que donos de lojas de pequeno porte busquem mercadorias
com diferentes fornecedores e acabem não fidelizando o relacionamento com eles.
Messias afirma que, nesses casos, as condições de pagamentos podem não ser as
ideais e o empresário leva lotes dos produtos bem maiores do que precisa.
Ao trabalhar com um fornecedor há mais tempo, a vantagem é que
“eles acabam tendo esse cuidado de dimensionar as vendas a você dentro da sua
expectativa de demanda”, explica.
4.
Avalie bem antes de fechar
com um fornecedor exclusivo
A política de preços dos grandes fornecedores é fechada, mas há
situações em que o empresário pode optar por um abastecimento exclusivo de
produtos ou serviços da marca. De acordo com Messias, no caso do comércio, essa
prática pode ser uma desvantagem para o empresário. Ao lidar com mais de um
fornecedor, é possível negociar melhor os preços e ter uma variedade maior para
oferecer aos clientes.
5.
Pesquise bem antes de
contratar um fornecedor do exterior
Buscar referências e avaliar
os depoimentos de outros clientes é um dos primeiros passos antes de contratar
um fornecedor de outro país. “Na parte internacional, amplia-se muito a
complexidade de importação no que se refere aos aspectos legais e burocráticos
necessários para a entrada de produtos ou serviços no país, desde a parte
financeira até condições de importação, regulações e normas burocráticas de
portos, aeroportos, entre outros”, explica Ribeiro. Por isso, apesar de muitas
vezes ser mais barato, importar exige uma preparação maior do seu negócio.
Fonte: Exame.com
Fonte: Exame.com
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