Você sabe quais são os
sinais mais importantes de um grande líder? Não basta apenas saber delegar
tarefas e comandar uma equipe. É preciso muito mais!
Como você definiria uma
grande liderança? Alguém compreensivo e que demonstre compaixão? Há algum
tempo, pessoas com esse perfil certamente seriam vistas como fracas para
gerenciar uma equipe. Mas essas são algumas das reconhecidas características de
quem nasceu para liderar.
Em recente artigo para Inc.,
o fundador da Leadership From the Core, Marcel Schwantes defende que uma grande
liderança é sobre servir os outros. “Mais especificamente, trata-se de servir
seus funcionários e colocá-los em igualdade de oportunidades com os clientes (e
às vezes até à frente deles)”, defendeu. O especialista defende que esses cinco
princípios de um líder podem ser desenvolvidos.
Veja aqui quais são:
1. Você se conecta
facilmente com as pessoas
Líderes fortes se conectam
com os outros com facilidade, mostrando sua humanidade. Eles aceitam que não
são perfeitos e que cometem erros. E admitem isso. Quando o líder mostra
autenticidade, os funcionários conseguem manter um maior diálogo demonstrando suas
dificuldades e tropeços.
2. Você envolve toda a equipe
Liderar é criar um ambiente
diversificado de pessoas com maneiras diferentes de fazer as coisas e
visualizar o mundo. Deixam as pessoas se sentir seguras para exercer sua
criatividade, comunicar suas idéias abertamente e fornecer contribuições para
decisões importantes.
3. Você demonstra compaixão
e empatia
É uma tendência natural sua
querer ajudar os outros? Enquanto as pessoas empáticas têm essa capacidade de
sentir o que os outros sentem, a compaixão é uma forma mais objetiva de
empatia. Você sente o que os outros sentem, mas leva para outro nível. Faz tudo
o que estiver ao seu alcance para remover os obstáculos que estão no caminho. O
recente estudo divulgado pela Oxford Handbook of Compassion Science verificou
que a “gestão compassiva” leva ao alto desempenho organizacional, inovação,
retenção de clientes e rentabilidade. E menos rotação de funcionários.
4. Você é transparente
Você compartilha informações
e permite que todos saibam o que está acontecendo. Estudos demonstram que as
organizações que compartilham informações com seus funcionários, reduzem a
incerteza e aliviam o estresse sobre o ambiente em que trabalham.
5. Você incentiva sua equipe
Um líder deve sempre
acreditar no potencial de seus funcionários. Incentivar o desenvolvimento de
cada um e reconhecer os pontos positivos são pontos motivadores para sua equipe
trabalhar com paixão e aumentar a criatividade. Assim, cada membro encontrará
seu propósito em fazer parte da sua empresa.
Fonte:
www.negociarias.com.br
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