Definição
A
movimentação de material refere-se ao movimento de produtos em uma pequena
distância dentro de uma área. Deslocamento de qualquer material em qualquer
superfície ou combinação de superfícies, por quaisquer meios que incluam a
estocagem (movimento com velocidade zero) numa mesma empresa. O deslocamento
entre as empresas é denominado transporte
Conceituação - Movimentação de materiais é definida pelo Material
Handling Industry of America (MHIA) como “deslocamento, armazenagem, proteção e
controle de materiais através da fábrica e nos processos de distribuição, incluindo
seu consumo e disponibilidade”.
A
movimentação de materiais deve ser feita de forma segura, eficiente, com baixo
custo, na hora certa, com acurácia (o material correto na quantidade correta
para o local correto) e sem danos aos materiais.
O custo de movimentação é estimado em torno de
Deslocamento
de cargas - Alguns autores diferenciam o deslocamento de
cargas no âmbito das fábricas do deslocamento externo, ou seja, entre fábricas,
de fábrica para centros de distribuição ou de consumo. Dentro da fábrica, este
deslocamento pode ser:
Ø
Manuseio: deslocamento
utilizando a força física dos operários.
Ø
Movimentação: deslocamento
utilizando equipamentos adequados.
Fora
da fábrica, o deslocamento é denominado transporte.
Princípios da movimentação de materiais - Teoricamente existem alguns princípios básicos formulados para a movimentação de materiais. São eles:
Princípio
1 – Princípio do Planejamento
Toda
movimentação de materiais deve ser resultado de um plano no qual as
necessidades, os objetivos de desempenho e a especificação funcional dos
métodos propostos estejam totalmente definidos desde o início.
Ø O plano deve ser
desenvolvido por meio de consultas entre o planejador, os usuários e os
benefícios do equipamento empregado.
Ø O sucesso no
planejamento de um projeto de movimentação requer uma equipe formada por
fornecedores, consultores e usuários especialistas nas áreas de gerência, engenharia,
sistema de informação, finanças e operação.
Ø O plano deve
refletir os objetivos estratégicos da empresa e suas necessidades imediatas.
Princípio
2 – Princípio da Padronização
Os
métodos de movimentação de materiais, equipamentos, controles e softwares devem
ser padronizados dentro de limites para que se atinja os objetivos totais de
desempenho sem sacrificar a flexibilidade, a modularidade e rendimento.
Ø Padronização
significa menor variedade e customização nos métodos e equipamentos empregados.
Ø A padronização
se aplica aos tamanhos dos contentores e às diversas formas das cargas, além
dos procedimentos de operação e equipamentos.
Ø Padronização, flexibilidade
e modularidade não devem ser incompatíveis.
Princípio
3 – Princípio do Trabalho
O
trabalho de movimentação de materiais deve ser minimizado sem sacrificar a
produtividade e o nível dos serviços requerido para a operação.
Ø A medida do
trabalho de movimentação de materiais é a taxa de fluxo (volume, peso ou
quantidade por unidade de tempo) multiplicada pela distância de movimentação.
Ø
Deve-se
considerar a retirada ou colocação na armazenagem como movimentos distintos e
componentes da distância de movimentação.
Ø A simplificação
de processos por redução, combinação ou eliminação de movimentos desnecessários
reduz o trabalho.
Ø O Princípio do
Trabalho se aplica universalmente, desde a movimentação mecanizada em uma
fábrica até qualquer modal de transporte.
Ø O Princípio do
Trabalho é melhor implementado por um planejamento de layout apropriado: localização
do equipamento de produção em um arranjo físico que corresponda aofluxo de
trabalho, para minimizar as distâncias que devem ser percorridas pelos
materiais durante o processo.
Princípio
4 – Princípio Ergonômico
As
capacidades e limitações humanas devem ser reconhecidas e respeitadas no
projeto das tarefas de movimentação, dos equipamentos e das operações.
Ø Ergonomia é a
ciência que procura adaptar o trabalho, ou as condições de trabalho, às
habilidades do trabalhador.
Ø Todo projeto
deve considerar a segurança do operador.
Ø O Princípio
Ergonômico considera as tarefas físicas e mentais.
Ø Os equipamentos
devem ser selecionados para eliminar movimentos repetitivos e trabalho manual
extenuante, integrando os trabalhadores e o sistema.
Princípio
5 – Princípio da Carga Única (unitizada)
As
cargas unitizadas devem ter tamanho e configuração apropriados para alcançar os
objetivos de movimentação de materiais e de inventário, em cada estágio da
cadeia de suprimentos.
Ø Um unitizador é
algo que pode ser armazenado ou movimentado como uma entidade única em um
intervalo de tempo, como paletes, contentores ou contêineres, sem considerar a
quantidade de itens individuais que formam a carga.
Ø A movimentação
de cargas unitizadas exige menor esforço e trabalho.
Princípio
6 – Princípio da Utilização de Espaço
O
uso do espaço disponível deve ser eficaz e eficiente.
Ø O espaço em
movimentação de materiais é tridimensional, normalmente considerado cúbico.
Ø Em áreas de
armazenagem o objetivo da máxima densidade armazenada deve ser balanceado em
relação à acessibilidade e à facilidade de selecionar itens.
Princípio
7 – Princípio Sistêmico
As
atividades de movimentação e armazenagem devem ser totalmente integradas para
formar um sistema operacional coordenado que envolve recepção, inspeção, armazenagem,
produção, montagem, embalagem, unitização, seleção, expedição, transporte e
movimentação de retorno.
Ø A integração de
sistemas deve envolver toda a cadeia de suprimentos, incluindo a logística
reversa. Deve incluir fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes.
Ø Os níveis de
inventário devem ser reduzidos em todos os estágios de produção e distribuição
considerando as variabilidades de processo e os serviços ao cliente.
Ø Os fluxos de
informação e físico de materiais devem ser integrados.
Ø Os métodos devem
prover facilidade de identificação de materiais e produtos para determinar sua
localização e status entre instalações e na cadeia de suprimentos.
Princípio
8 – Princípio da Automação
As
operações de movimentação devem ser mecanizadas ou automatizadas onde puderem
aumentar a eficiência e reduzir custos, eliminando o trabalho manual repetitivo
ou potencialmente inseguro.
Ø Em qualquer
projeto que considera automação os processos pré-existentes e métodos devem ser
simplificados antes da instalação de sistemas mecanizados ou automatizados. Cada
análise deve eliminar os passos desnecessários no método.
Ø
Itens que
poderão ser movimentados automaticamente devem ter formas padronizadas ou
características que permitam a mecanização ou automação.
Ø As interfaces
são críticas para o sucesso da automação, incluindo equipamento-equipamento, equipamento-carga,
equipamento-operador e comunicações de controle.
Princípio
9 – Princípio do Meio-ambiente
O
impacto no meio-ambiente e o consumo de energia devem ser considerados como
critério no projeto e seleção de alternativas de equipamentos e sistemas de
movimentação de materiais.
Ø Contentores, paletes
e outros produtos usados para proteger unidades de carga devem ser projetados
visando reúso quando possível ou biodegradação após sua disponibilidade.
Ø Produtos
classificados como perigosos têm necessidades especiais com vista à proteção
contra vazamentos, combustibilidade e outros riscos.
Princípio
10 – Princípio do Custo do Ciclo de Vida
Uma
análise econômica completa deve considerar o ciclo de vida total de toda a
movimentação de materiais e os sistemas resultantes.
Ø O custo do ciclo
de vida inclui todas as despesas que ocorrem entre o instante no qual o
primeiro valor é gasto para planejar um novo método de movimentação até a
substituição total do método, peças ou equipamentos.
Ø Este custo
inclui o investimento de capital, instalação, preparação e programação de
equipamentos, treinamento, sistemas de testes, operação (mão-de-obra, utilidades,
etc.), manutenção e reparos, além de outras despesas.
Ø Um plano de
manutenção preventiva ou preditiva deve ser preparado para os equipamentos; os
custos de manutenção e substituição de partes devem ser incluídos na análise
econômica.
Ø Um plano de
longo prazo de substituição de equipamentos obsoletos deve ser preparado.
(Fonte: Apostila de Sistemas de Armazenagem e Movimentação, professor
Álvaro Prado, Logística, FATEC-BS)
(Fonte:
Dicionário de Transportes)
Parabéns pelo Blog!
ResponderExcluirCompleto e dinâmico.
Adorei.
Será indicado ;)
Olá Rafaela,
ExcluirTrazer assuntos de interesse para os leitores que acompanham este blog é nosso objetivo.
Agradeço seu comentário e a sua recomendação.
Um forte abraço,
Geraldo Cesar Meneghello
otimo blog, ajudou muito na minha pesquisa sobre o tema. Recomendado aos futuros Técnologos!!
ResponderExcluirAss: Johantas Scalfonny
Olá Johantas
ExcluirObrigado pelo seu comentário, nosso objetivo é ajudá-los sempre!
Sds.
Geraldo Cesar Meneghello
Adorei o blog como quase não tenho tempo para estudar, me ajudou bastante...
ResponderExcluirOlá Ananza,
ExcluirEste blog foi desenvolvido com a finalidade de colaborar com vocês!
Obrigado pelo seu comentário!
Geraldo
muito bom, sou estudante do curso de tecnologia em logística.
ResponderExcluirOlá Samuel,
ExcluirObrigado por seu comentário!
Geraldo
MUITO BEM ELABORADO, DE FÁCIL ENTENDIMENTO ATÉ MESMO PRA QUEM NÃO É DA ÁREA, COMO É O MEU CASO, QUE ESTOU ESTUDANDO PRA CONCURSO E ESTAR PEDINDO GESTÃO LOGISTICA.
ResponderExcluirOlá Misael Kaina, obrigado pelo seu comentário! O objetivo do blog é este mesmo, colaborar com vocês dividindo conhecimento. Abs, Prof. Geraldo Cesar Meneghello
ExcluirParabéns pela clareza e objetividade. Em poucas palavras expõe tudo sobre o assunto. Nota10.
ResponderExcluirOlá Aparecido, obrigado pelo seu comentário!
ExcluirO feedback dos leitores é muito importante para saber se estamos no caminho certo.
Sds.
Geraldo C. Meneghello
Parabens pelo conteudo! Estou cursando técnico em logistica e me ajudou MUITO! Nota 1000
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário Adeilton! São eles que nos motivam a seguir em frente.
ResponderExcluirParabéns Professor pelo rico conteúdo sou Estudante de curso de Logística, e esse material me ajudou muito a entender alguns assuntos que tinha dúvidas. O meu Muito Obrigado....
ResponderExcluirAtte.
Pedro de Assis Silva