Pesquisar este blog

23 de abril de 2012

A LOGISTICA E O FILME AVATAR

O autor do artigo faz uma analogia bastante interessante sobre o filme Avatar, grande sucesso do diretor James Cameron, com os conceitos básicos da logística. Percebe-se que quando uma obra deste nível é realizada, existe um estudo sobre todas as estratégias utilizadas em uma guerra e sem dúvida a logística foi o grande laboratório do renomado diretor.
Prof. Geraldo Cesar Meneghello          
A Logística como sabemos tem origem militar e foi criada para vencer batalhas. Até hoje seu fundamento é entregar o material certo no momento certo.
Numa guerra geralmente o principal alvo costuma ser veículos automotores, estradas e armazéns de munição e insumos, enfim a fonte de abastecimento da tropa inimiga a fim de desestabilizar o oponente, desestruturando sua cadeia logística. No filme Avatar isso fica evidente quando o comandante resolve atacar a árvore da vida, ilustrando que aquele era o alvo principal considerando que o principal alimento era o espiritual advindo daquela árvore e dessa forma iria atingir a fonte de suprimentos, dessa forma iria desestruturar o inimigo os Na’Vi,
No mundo real os produtos se transformaram em commodities e as empresas tentam desestabilizar seus concorrentes através de estratégias de grande impacto que os tornam cada vez mais competitiva, por exemplo; adotando estratégias que visam melhorar seu fluxo logístico melhorando sua rapidez nos atendimentos á baixo custos, a fim de aumentar sua parcela de mercado e engolir a do concorrente. Esse é o principal motivo que faz com que o mundo dos negócios se aproxime de um campo de batalha como no filme que assistimos o objetivo é realmente executar a concorrência.
Outro ponto interessante do filme é quando Jake evidencia que conhece o território inimigo, portanto seus pontos fortes e suas limitações, e se utiliza disso para conseguir traçar uma boa estratégia logística (concentração de clãs, aves, “rapidez de informação”) dessa forma consegue vencer a batalha. E o oponente o exército despreza a destreza do seu inimigo.
Por isso é extremamente importante que conheçamos o território inimigo, como exemplo; no filme o exército tinha as melhores ferramentas, as melhores armas, homens treinados, porém não conheciam o território inimigo, o que foi determinante em sua derrota. Em contrapartida os Avin’s tinham um grande líder que apesar de suas escassez ferramentas conhecia exatamente o território que possuía e por isso utilizou todas as armas disponíveis como; aves, pessoal, treinamento, informação (comunicação rádio), enfim era um grande gestor preparado para o combate.
Não adianta a empresa possuir os melhores recursos estruturais o que faz a diferença é a maneira com esses recursos são geridos, exatamente como Jake fez no filme, mesmo com recursos escassos conseguiu vencer a batalha.
Portanto um dos grandes diferenciais entre perdedor e vencedor nos mundo real está na correta gestão dos recursos disponíveis, papel de gestores e aqui vocês estão sendo preparados para definitivamente fazerem a diferença no mercado e serem vencedores, utilizando o conhecimento como grande diferencial das empresas em que atuam ou que irão atuar, independentemente de seu porte ou segmento.
Por Reinaldo MartinsAdministrador de Materiais na Dori Alimentos Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário