Redes Sociais |
Mídias
sociais são ferramentas tecnológicas de comunicação online para criação e troca
de conteúdo de forma descentralizada entre as mais diversas redes sociais ou
pessoas. Orkut, YouTube, Facebook, Twitter, Flickr, Foursquare, Last.fm,
Linkedin e Wikis são exemplos de plataformas de relacionamento.
Aconteceu
recentemente em São Paulo
e em mais oito cidades do planeta, o Social Media Week, fórum de debates sobre
as tendências desse universo. Entre elas, a crescente substituição dos
computadores fixos pelos celulares e outros aparelhos móveis no acesso à
internet.
Independente
do vai e vem das plataformas, as mídias sociais produziram uma integração na
comunicação, substituindo o monólogo pelo diálogo.
O
empreendedor de pequenos negócios deve estar atento a essa transformação. O
acompanhamento das mudanças nos hábitos dos consumidores é um item fundamental
na competitividade empresarial, além da gestão básica.
Imagem
- Ninguém controla a imagem pública; no máximo, tenta-se administrá-la.
Portanto, ao vivenciar o mundo das mídias sociais prepare-se para aprender com
os erros. É comum mídias sociais como o Twitter transformarem-se em SAC
(Serviço de Atendimento ao Consumidor). Ainda assim, são indicadores do
relacionamento e dos benefícios que você entrega ao seu cliente nas relações
comerciais. E podem gerar oportunidades.
No
último festival de Cannes, o grande caso vencedor foi o da loja Best Buy, que
sempre se pautou por um atendimento personalizado e por vendedores com
entendimento pleno dos produtos de tecnologia comercializados. Antes que os
clientes deixassem de visitar a loja física e passassem a realizar compras pela
internet, a Best Buy antecipou-se. Criou uma conta no Twitter (@twelpforce) e
equipou todos os vendedores com smartphones para interação com os clientes
e para vender, presencial ou
virtualmente.
Supere
o desconforto inicial e aproxime-se das mídias sociais. Crie uma conta pessoal
antes da corporativa para ganhar familiaridade. Além de cursos e palestras do
Sebrae e da ajuda especializada, fabricantes de software e de hardware mantém
páginas com cursos e ferramentas gratuitos que podem facilitar a caminhada
nessa trilha de aprendizado e relacionamento.
O
cliente já não absorve mais a propaganda como antigamente. As mídias sociais são similares ao boca a boca
e você e sua empresa não podem ficar fora dessa discussão potencializada pela
internet.
Por Ali
Hassan
Sebrae-SP – Núcleo Digital
Sebrae-SP – Núcleo Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário