Pesquisar este blog

28 de abril de 2012

PPCP – PLANEJAMETO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO PROTAGONISTA OU FIGURANTE


Em qualquer empresa do setor industrial o departamento de PPCP - Planejamento, Programação e Controle da Produção desempenha um papel de fundamental importância, sendo responsável pela coordenação do fluxo de materiais e pela disponibilidade e utilização dos recursos necessário para o atendimento do volume de vendas previsto. Envolve, portanto, a tomada de decisão e o monitoramento de variáveis-chave de desempenho junto a Fornecedores, Clientes e departamentos internos como Produção, Vendas, Compras e Logística.

Atualmente, mesmo no segmento de prestação de serviços testemunhamos interessantes iniciativas no sentido de melhorar o relacionamento com Clientes e Fornecedores e a gestão dos recursos necessários para a realização dos serviços, portanto, a atividade de PPCP deixou de ser exclusiva do segmento industrial.

Como podemos ver, um eficiente modelo de PPCP é crucial para que a empresa alcance os resultados propostos em produção no caso de indústrias, vendas, rentabilidade e participação de mercado.

Em algumas (poucas) empresas, pesados investimentos tem sido realizados na melhoria da qualidade da previsão de vendas, informação responsável por disparar todas as demais ações que envolvem o planejamento e a utilização de recursos como matérias-primas, maquinários, pessoal, etc. A quase totalidade das empresas no Brasil ainda não dá a devida importância à previsão de vendas, acarretando em dificuldades diversas para a programação da produção, priorização dos pedidos e gestão dos estoques, levando a perdas de vendas em função da indisponibilidade de produtos, paradas em linhas, aumento do número de setups e consequente perda de rendimento, crescimento do número de pedidos parcialmente liberados e atrasados, aumento dos estoques obsoletos, etc.

Paralelo a isso também essas empresas estão investindo em visibilidade e colaboração. Visibilidade para melhor enxergar todo o processo ao longo da cadeia de abastecimento supply chain e para a tomada de decisão em tempo real. Colaboração para desenvolver parcerias de longo prazo com Fornecedores, canais de distribuição e Clientes. Nessas duas desafiadoras frentes de trabalho visibilidade e colaboração a tecnologia da informação é pré-requisito.

Processos do PPCP - Planejamento Programação
 e Controle da Produção
Mas infelizmente são poucas as empresas com uma ampla visão de todo o processo de planejamento de vendas e operações. A maioria ainda trata a área de PPCP sem o devido P do planejamento, limitando sua atuação a algo semelhante a uma secretaria da área Industrial, constituída de hábeis profissionais em cálculos e na utilização de planilhas em Excel. Ou seja, a essa estrutura de suporte batizada de PCP cabe a organização e tabulação dos dados; da área Industrial cobra-se a tomada de decisão. Reduzimos o PCP a uma mera área de controle, excluindo-a do processo de definição de o que produzir, como produzir, quando produzir, para quem produzir.

Enquanto que algumas poucas empresas o PPCP já com um P a mais atua como protagonista, em um modelo de gestão onde todas as áreas são igualmente importantes, na maioria esmagadora das empresas no Brasil a área de Vendas finge realizar a previsão de vendas,  a área de Produção acata e junto com o PCP se esforça para fazer o melhor dentro dos parâmetros existentes. Nessas empresas nunca conseguiremos extrair vantagem competitiva através dos processos de planejamento, programação e controle da produção; nessas empresas o departamento de PCP será um mero figurante.

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário