Uma
cadeia de suprimentos que não realiza uma gestão adequada da demanda não se
mantém estável. A variabilidade da demanda aumenta à medida que se sobe na
cadeia, ou seja, vai de encontro aos fornecedores na outra extremidade da
cadeia de suprimentos longe, portanto, do cliente de varejo.
Pequenas
mudanças na demanda dos consumidores podem resultar em grandes variações nos
pedidos colocados a montante. Como cada organização na cadeia de abastecimento
procura resolver o problema de sua própria perspectiva, eventualmente, a rede
pode oscilar em ondas muito grandes.
Este
fenômeno é conhecido como o efeito chicote e tem sido observado na maioria das empresas,
resultando em custos maiores e baixo nível de serviço ao cliente.
Dinâmica do Efeito Chicote |
Causas
do efeito chicote
A
variabilidade da demanda pode surgir por diversas causas, tais como: problemas
de qualidade, greves, incêndios de plantas, entre outros. Acrescentam-se também
problemas de origem operacional, como: atrasos na transmissão de informações na
cadeia de suprimentos e no tempo de fabricação e transporte de mercadorias,
criando assim o efeito chicote!
A
seguir, como todos os membros da cadeia de suprimentos contribuem para potencializar
o efeito chicote:
Ø
Reação exagerada
aos atrasos de produtos;
Ø
Desprezar a estratégia
de redução dos estoques;
Ø
Pouca ou nenhuma
comunicação circulando de cima a baixo na cadeia de suprimentos;
Ø
Falta de entendimento do
fenômeno na cadeia de abastecimento;
Ø
Atrasos de
informação e no fluxo de materiais;
Ø Emissões de
pedidos maiores para reduzir os custos de encomenda e para garantir economia no
transporte visando otimizar as cargas nos caminhões;
Ø Incentivos
comerciais, tais como: promoções e redução de preços aumentam as vendas como
também os estoques intermediários de membros da cadeia;
Ø
Cria-se
na cadeia de suprimentos “o jogo da escassez” onde os clientes realizam pedidos
maiores que o normal durante período de pouca oferta, esperando que os
embarques parciais sejam suficientes para atender suas necessidades imediatas;
Ø
A
imprecisão da previsão de vendas de todos os membros da cadeia de abastecimento
acrescentam uma porcentagem maior em suas previsões resultando em uma falsa
demanda prejudicando a visibilidade;
Ø
Políticas
permissivas de devolução.
Medidas para reduzir o efeito chicote
O efeito chicote é um problema comum para muitas empresas líderes de
mercado e elas têm sido capazes de aplicar contramedidas para superá-lo. A
seguir estão algumas das soluções recomendadas:
Ø Implantação
do EDI e controle dos pedidos de forma sistêmica, evitando-se aumentar o custo
com grandes encomendas;
Ø Terceirização
da logística, utilizando-se frota diversificada de veículos (de diversas
capacidades) evitando-se a política de plena carga;
Ø
Composição
de cargas com entregas regulares;
Ø Aumentar
a freqüência de entregas em lotes menores. As empresas que encomendam com
regularidade não sentirão a alteração, mas, os demais membros da mesma cadeia
acima sim.
Ø Proporcionar
as entregas baseadas no histórico das vendas. A dificuldade em realizar a
gestão da demanda melhora com a capacidade de partilhar informações entre os
membros da cadeia de suprimentos.
Ø Reduzir
a flexibilidade no tamanho dos lotes, implantando a reserva de capacidade em um
horizonte firme de planejamento de modo que a soma das quantidades planejadas
sejam iguais as da quantidade reservada.
Ø Negociar
contratos de fornecimento para sincronizar melhor as entregas dos produtos
comprados evitando a oscilação dos preços e assim poder praticar preços mais baixos
a cada dia.
Ø Utilizar
ferramentas como o VMI – Vendor Managed Inventory que possibilita acessar os
pontos de venda e assim poder realizar o reabastecimento adequado evitando
trabalhar apenas com previsões de demandas exageradas.
Ø Reduzir
os longos tempos de espera desde que seja economicamente vantajoso para a
empresa.
Ø Negociar
as políticas de devolução de produtos evitando esta prática ou limitando-a a
níveis economicamente interessantes para a empresa.
Adaptado de Lee et al (2004) |
Prof. Geraldo Cesar Meneghello
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