O
fenômeno das redes sociais na internet torna-se cada vez mais parte do dia a
dia de todos nós. E apesar de ainda existir uma série de dúvidas quanto ao uso
das redes sociais no que se refere à ética, ao limite entre o público e o
privado e às centenas de web celebridades que surgem a cada dia, uma questão é
unânime: a internet amplia e mexe com a noção de tempo e de território, espalhando
para um público enorme o que se pensa, fala ou sente sobre qualquer assunto.
O
uso das redes sociais na internet pode ajudar a aumentar as vendas da sua
empresa, estreitar relacionamento com os seus clientes, fazer pesquisas de
qualidade de produtos e serviços oferecidos por você e divulgar a sua marca. E
o melhor, de forma gratuita ou com um valor de investimento baixo.
Informação - O Facebook (conheça
o conceito e cadastre-se) já conta com mais de 13 milhões e meio de usuários
cadastrados no Brasil. É um número enorme de pessoas dizendo como consomem
informação e dando muitas pistas para que você faça uso da melhor maneira possível para a sua empresa.
A
abordagem no Facebook é simples: você vai preenchendo dados cadastrais, referências
musicais, literárias, cinematográficas e de consumo e o Facebook vai tornando a
sua página cada vez mais a sua cara. Os anúncios passam a ser sobre assuntos de
seu interesse e existe inclusive sugestão de quem você pode acrescentar em sua
rede de contatos a partir de gostos ou pessoas em comum. Para as
empresas, é um local perfeito para conseguir
ou manter os clientes.
Publicidade - Crie uma fan page e não um perfil pessoal para
divulgar os produtos ou serviços da sua empresa, de acordo com os termos de uso
empresarial do Facebook. Mantenha a página atualizada com as novidades da sua
empresa ou do seu ramo de atuação. Convide pessoas para “curtir” a sua marca e
pronto: você adquiriu um banco de dados de clientes ou prospects de maneira
gratuita.
Caso
queira uma abordagem mais arrojada, compre um espaço de anúncio na rede. O
custo é por clique. E se você comprou R$ 500 em cliques, assim que alcançar
esse valor, o anúncio será retirado do ar. Outra vantagem do uso desse tipo de
publicidade é que numa situação de abordagem presencial, você dificilmente
encontraria o público-alvo para promoção
do seu produto ou serviço sem lançar mão de uma pesquisa de marketing. O que
demandaria maior investimento.
Interesses - A segmentação começa com a escolha de
georreferenciamento. Você define se o anúncio será mostrado nas páginas dos
usuários de uma determinada cidade ou de todo o País. Depois, pode escolher a
faixa-etária, o gênero sexual e até um tema de interesse pessoal. Por exemplo, para
lojistas de artigos esportivos, a seleção pode conter o interesse ‘futebol’.
A
inclusão do anúncio pode ser feita pelo próprio empresário no endereço http://www.facebook.com/advertising/.
Aproveite e veja os estudos de caso que mostram como alcançar o público que
você deseja com poucos cliques. Afinal, além de dono, empreendedor e gerente, você
que sempre foi multifuncional acaba de ganhar mais um cargo: o de diretor de
marketing da sua empresa.
Por Clarisse
Barreiros e Ali Hassan
Sebrae-SP – Núcleo Digital
Sebrae-SP – Núcleo Digital
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