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6 de abril de 2012

O FACEBOOK PODE AJUDAR NAS VENDAS DA SUA EMPRESA


O fenômeno das redes sociais na internet torna-se cada vez mais parte do dia a dia de todos nós. E apesar de ainda existir uma série de dúvidas quanto ao uso das redes sociais no que se refere à ética, ao limite entre o público e o privado e às centenas de web celebridades que surgem a cada dia, uma questão é unânime: a internet amplia e mexe com a noção de tempo e de território, espalhando para um público enorme o que se pensa, fala ou sente sobre qualquer assunto.

O uso das redes sociais na internet pode ajudar a aumentar as vendas da sua empresa, estreitar relacionamento com os seus clientes, fazer pesquisas de qualidade de produtos e serviços oferecidos por você e divulgar a sua marca. E o melhor, de forma gratuita ou com um valor de investimento baixo.

Informação - O Facebook  (conheça o conceito e cadastre-se) já conta com mais de 13 milhões e meio de usuários cadastrados no Brasil. É um número enorme de pessoas dizendo como consomem informação e dando muitas pistas para que você faça uso  da melhor maneira possível para a sua empresa.

A abordagem no Facebook é simples: você vai preenchendo dados cadastrais, referências musicais, literárias, cinematográficas e de consumo e o Facebook vai tornando a sua página cada vez mais a sua cara. Os anúncios passam a ser sobre assuntos de seu interesse e existe inclusive sugestão de quem você pode acrescentar em sua rede de contatos a partir de gostos ou pessoas em comum. Para as empresas, é um local perfeito para conseguir  ou manter os clientes.

Publicidade - Crie uma fan page e não um perfil pessoal para divulgar os produtos ou serviços da sua empresa, de acordo com os termos de uso empresarial do Facebook. Mantenha a página atualizada com as novidades da sua empresa ou do seu ramo de atuação. Convide pessoas para “curtir” a sua marca e pronto: você adquiriu um banco de dados de clientes ou prospects de maneira gratuita.

Caso queira uma abordagem mais arrojada, compre um espaço de anúncio na rede. O custo é por clique. E se você comprou R$ 500 em cliques, assim que alcançar esse valor, o anúncio será retirado do ar. Outra vantagem do uso desse tipo de publicidade é que numa situação de abordagem presencial, você dificilmente encontraria o  público-alvo para promoção do seu produto ou serviço sem lançar mão de uma pesquisa de marketing. O que demandaria maior investimento.

Interesses - A segmentação começa com a escolha de georreferenciamento. Você define se o anúncio será mostrado nas páginas dos usuários de uma determinada cidade ou de todo o País. Depois, pode escolher a faixa-etária, o gênero sexual e até um tema de interesse pessoal. Por exemplo, para lojistas de artigos esportivos, a seleção pode conter o interesse ‘futebol’.

A inclusão do anúncio pode ser feita pelo próprio empresário no endereço http://www.facebook.com/advertising/. Aproveite e veja os estudos de caso que mostram como alcançar o público que você deseja com poucos cliques. Afinal, além de dono, empreendedor e gerente, você que sempre foi multifuncional acaba de ganhar mais um cargo: o de diretor de marketing da sua empresa.

Por Clarisse Barreiros e Ali Hassan
Sebrae-SP – Núcleo Digital

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